domingo, 24 de abril de 2011

Layout e Gestão de Processos

Gestão de Processos

Cogita-se com muita freqüência as conseqüências da analise e aplicação do layout, em diferentes instituições organizacionais. O principal campo do arranjo físico é internamente a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. Não é somente uma disposição racional das máquinas, mas também, o estudo das condições humanas de trabalho.

O planejamento de um arranjo físico é recomendável a qualquer empresa, grande ou pequena. Com um bom arranjo físico obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência. Na implantação de uma nova empresa, esse planejamento é imprescindível.

É importante que os gerentes administrativos possam desempenhar seu papel na estrutura organizacional e no processo físico, fazendo com que o ambiente se torne mais agradável a todos que de alguma forma deste farão uso. Através do layout podem-se identificar problemas do espaço físico de cada empresa, e assim ter como objetivo melhorar o fluxo de comunicação entre os colaboradores tendo como estratégia melhorar o arranjo físico da empresa.

Assim serão apresentados os mais diversos tipos de layout, fatores desfavoráveis e favoráveis, técnicas de estudo, objetivos e estratégias, tendo em vista que ao escolher o arranjo assume-se obrigatoriamente um compromisso com o custo e seus pontos negativos.


Levando-se em conta o que foi observado sobre layout, concluímos que ele é responsável pela estrutura física da organização. O arranjo observa e leva em conta o aspecto visual, o conforto. Aproveitando o espaço físico ao Maximo para que haja um bom fluxo entre pessoas e papeis.

O arranjo físico deve ser elaborado de acordo com um planejamento eficiente, relacionando moveis, equipamentos e pessoas, pois isso influir na motivação, que de certa forma gera maior ou menor eficiência no trabalho. Seu objetivo e melhorar a comunicação entre todos na organização, reduzido o tempo ocioso dos empregados e impressionar clientes.

O layout é uma das ferramentas indispensáveis nesse mercado tão concorrido, pois através dele é possível detectar falhas buscando uma melhor opinião para seus clientes. Pois  o layout nada mais é do que a fotografia do ambiente. Para planejarmos a implantação de um layout, é importante definir quais são os objetivos específicos, uma vez que decidido o tipo de layout, deverá decidir o projeto do trabalho, a localização física, os equipamentos, máquinas, o pessoal que irá constitui o trabalho, o espaço determinado a serem executadas as tarefas. O layout determina a forma e a aparência da operação produtiva. 


"Layout e Gestão de Processos"
Denise Botelho, Mª Aparecida, Marta Bispo, Priscila Campanha, Raíra Saloméa, Sinara Xavier e Zenaide Santos. -
Administração Geral / Fanan 



Referências:
ARAÚJO, Luis Cesar G. OSM Organização, Sistemas e Métodos. Editora Atlas. 2006, 312p.

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