domingo, 10 de abril de 2011

Desenvolvimento do Turismo

Acredita-se que o turismo tem como um dos princípios básicos estimular o desenvolvimento econômico. Com este objetivo, desempenha um papel importante no crescimento do país, seja pelo aumento de receitas, geração de empregos, pelas contribuições em diversas áreas e setores, etc. A região da Costa do Descobrimento tem como o recurso econômico mais importante, a rede hoteleira. O turismo é considerado hoje uma indústria rentável e com enorme potencial de crescimento. Por outro lado, sabe-se que a falta de investimento no material humano seja, talvez, o maior desequilíbrio do setor. O investimento mais importante a ser desenvolvido, é o ser humano.
Observa-se a preocupação de oferecer ao turista uma cidade mais limpa, praias agradáveis, boas comidas regionais e muito sol. Mas fazer turismo vai, além disso. Na realidade, envolvem-se prestadores de serviços e todos os que entram em contato direto com o turista. Saber receber, prestar informações e está atualizado, é imprescindível para que o turista sinta-se acolhido e importante para o turismo da cidade e região. Analisam-se outros pontos de grande relevância. A interação dos empresários hoteleiros com os seus funcionários; o valor que cada colaborador tem em relação à empresa e ao turismo, e a própria organização em virtude do seu desenvolvimento valorizando o empregado.
Sendo assim, mesmo com os avanços tecnológicos e inovações trazidas pelo progresso técnico que ajudam muitos setores, o aperfeiçoamento no meio turístico dar-se ainda pela importância do ser humano, que continua sendo fundamental para essa evolução. “É dele que depende todo o processo de acolhida do cliente e, conseqüentemente, a própria rentabilidade da empresa.” (Castelli, 1992). A motivação turística é impulsionada pelos preços acessíveis e bons serviços. A hospedagem, alimentação, atendimento, entre outros, estão como serviços de primeira qualidade para hotelaria.

Vitor Hugo Gonçalves
Administração Geral / Facdesco 


Referência:
CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. São Paulo: Educs, 2001. http://www.revista.inf.br/turismo07/artigos/hoteis – 18/03/09

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