domingo, 14 de agosto de 2011

Desafios Ambientais na Organização


 Em tempos de crise, não faltam fatores positivos que tornem o ato de gerir recursos humanos uma atividade estratégica. As organizações anseiam por mentes inovadoras, mantendo assim sua vantagem competitiva. Nesse cenário figuram personagens cuja atuação foge do controle dos gestores em recursos humanos, mas que devem ser rigorosamente analisados e interiorizados na visão empresarial.
É nesse tocante que a área de recursos humanos pode vislumbrar além das dificuldades, selecionando e mantendo gestores direcionados à excelência, pois consegue ver nas dificuldades, muitas oportunidades, alcançando  o equilíbrio entre o colaborador e a realidade organizacional da atividade laboral, contribuindo para que as organizações se tornem cada vez mais competitivas.
Dessa maneira, a Gestão e Desenvolvimento de Pessoal sofrem grandes desafios, sobretudo por se tratar de preciosa fonte de conhecimento.
Todavia, percebe-se claramente que com todo o processo de transição que o mundo contemporâneo vem passando, a ciência da Administração destaca-se pela sua capacidade de superar os desafios e problemas cada vez maiores; e partindo desse pressuposto, nota-se a dependência dos demais recursos de uma organização sejam eles: financeiros, materiais, tecnológicos, entre outros, pois direta ou indiretamente, indubitavelmente a gestão de pessoas está presente em quaisquer segmentos da organização. 

       Levando em consideração tudo que fora abordado e analisado referente aos principais desafios ambientais enfrentados pelos profissionais na área de gestão e desenvolvimento de pessoas fica evidente que o setor não possui controle sobre essas variáveis externas, condição essa que não os exime da responsabilidade de procurar formas de contornar esses desafios.
            Diante disso faz necessário que o setor esteja direcionado a busca incessante de conhecimentotanto no anseio local quanto global, estar inteirado em economia, política e assuntos diversos, cujo conhecimento pode intervir positivamente nas organizações.
            De fato, são inúmeros os desafios que as organizações contemporâneas vêm enfrentando nesse século. As empresas destacam-se pelo seu papel ambiental e suas responsabilidades sociais, o que leva a ser repensando todo o processo de produção que ora era tido como uma parte diminuta, mas que hoje se apresenta como uma parcela de grande atenção, pois repensar o processo de produção, bem como: melhorar o design dos produtos, o seu destino final após o descarte, entre outras medidas que venham a diminuir os impactos ambientais fará considerável diferença nos resultados da organização.
            Contudo, é público e notório que as medidas sócio-ambientais estejam acompanhadas de uma sensibilização das pessoas envolvidas em todo o processo para que não haja rupturas. Dessa maneira, evidencia-se o perfil organizacional no qual o mundo contemporâneo está inserido, onde prevalece e predomina a capacitação e qualificação dos colaboradores para que estes possam desenvolver-se cada vez mais, e com isso agirem naturalmente de modo mais responsável perante ambiente como um todo, tornando-se multiplicadores dessas ações benfeitoras no seu quadro social.



"Desafios Ambientais "
 
Albertina Moitinho, Clenaldo Nogueira, Euflavio Lima, Maria D'Ajuda Lopes, Maiana Carvalho, Shirlane Lima e Vitor Hugo Gonçalves. - Administração Geral / Facdesco



Referências:
 
- BRAGA, Políbio. O Brasil é o maior do mundo em encargos trabalhistas. Disponível em: http://polibiobraga.blogspot.com/2011/07/brasil-e-o-numero-1-do-mundo-em.html. Acessado em 06/08/2011 as 17:45hs.
- ELVIRA, Marta. Situação dos recursos humanos na América Latina. Disponível em: http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1637&language=portuguese. Acessado em 07/08/2011 as 14:34hs.
- FISHER, André Luiz. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: Fleury, Maria Tereza Leme (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário